Após a eliminação precoce na Copa do Brasil, o presidente Alessandro Barcellos assumiu a culpa pela derrota e sinalizou que haverá mudanças no futebol do clube para a sequência do ano. Veja os principais trechos da entrevista.
Quero pedir desculpas ao torcedor colorado pelo vexame que fizemos aqui. É inadmissível que a gente venha para um jogo eliminatório e tenha um desempenho tão abaixo daquilo que planejamos. Temos a responsabilidade de buscar soluções. Isso passa por uma avaliação nossa, com o resultado de hoje, colocando fora uma parte do ano de trabalho sendo eliminado da Copa do Brasil, tão importante para o clube, nos faz sair daqui com essa necessidade. É o pensamento de todos ali dentro do vestiário, jogadores, comissão técnica. Precisamos buscar soluções, e rápido, porque estamos em um processo importante no Gauchão e teremos Brasileirão e Copa Sul-Americana e precisamos acertar o passo. O que vimos hoje nos coloca numa condição necessária de chamar conselho de gestão e departamento de futebol para tomar medidas que façam as coisas voltarem para os seus trilhos. Isso não significa que vamos escolher culpados ou definir se a culpa é de A, B ou C. A culpa é da direção e é ela que vai precisar retomar o caminho.
Culpados
O jogo foi emblemático na qualidade do nosso desempenho. Mas não podemos atribuir culpas. Não estamos conseguindo traduzir nos enfrentamentos com os adversários o trabalho do dia a dia, e acompanho o trabalho do dia a dia. Isso tem aspecto tático, técnico mas também anímicos, respostas individuais também. É inadmissível que o Inter, com o plantel que tem, perca o jogo por 2 a 0.
Jogadores
Não vamos individualizar, é um trabalho de avaliação coletiva. O futebol se faz com peças que se montam e formam uma equipe. Toda análise de plantel é feita pela análise do grupo e sua condição. Essa montagem foi feita de acordo com a situação (financeira) que o clube se encontra. Não é desculpa, mas contextualiza. Mas temos um grupo que tem condições de render muito mais do que hoje. Buscamos qualificar a equipe. Esse processo precisa ser acelerado sob pena de a gente colocar em risco outras questões que nos são muito caras, além desse resultado de hoje.
Técnicos estrangeiros
Não vou entrar na questão de técnico estrangeiro, temos visto estrangeiros em times brasileiros que estão na ponta. Se trata de avaliar desempenho, resultado e condições independentemente da nacionalidade.
Mudanças no futebol
São vários aspectos e que precisam ser mudados. Isso envolve uma imersão forte da direção junto com o departamento de futebol, para que possamos não errar. E isso significa avaliar corretamente e tomar medidas corretas para que isso seja mudado de rumo. Nosso planejamento sofreu um baque nesse momento e precisamos entender isso, mudar o planejamento. Isso nos deixa indignados com esse resultado. Vamos trabalhar ainda mais para que volte a vencer, busque o título gaúcho e preparar para as competições que virão ao longo do ano.
Ouça a Coletiva de Alessandro Barcellos