Prefeitura autoriza Inter a construir prédio mais alto do RS ao lado do Beira-Rio

Prefeitura de Porto Alegre está autorizando o Internacional construir um prédio de 15 andares na área do Beira-Rio. Em contrapartida, Inter vai assumir parte do Marinha junto com a prefeitura com a manutenção dos campos e colocando professores.

Proposta inicial prevê duas torres (uma com até 130 metros de altura), galeria comercial, centro de eventos, estacionamento para mais de 400 veículos, marina e píer no Guaíba

Se depender do Inter, o prédio mais alto do Rio Grande do Sul pode ser erguido ao lado do Beira-Rio. O clube busca autorização para a construção de um complexo imobiliário que, segundo um projeto inicial, inclui duas torres (sendo uma de hotel e flat e a outra de apartamentos e escritórios), galeria comercial, centro de eventos, estacionamento para mais de 400 veículos, marina e píer no Guaíba. A maior torre poderia ter até 130 metros de altura, cerca de 3,8 vezes o tamanho do estádio.

A intenção de destinar a área onde hoje tem um estacionamento a céu aberto ao chamado Complexo Beira-Rio tem, segundo o vice-presidente do Inter, dois objetivos: colaborar para o desenvolvimento de Porto Alegre e gerar receita para clube. Com as autorizações alcançadas, o Inter deverá chamar as principais construtoras do país para apresentarem propostas e, então, adotar um sistema de permuta, recebendo uma porcentagem por área construída.

Os planos do Inter em viabilizar um complexo do lado do Beira-Rio são antigos. O primeiro passo do projeto, chamado “pedido de diretrizes”, em que o empreendedor pede à prefeitura o que pode ou não pode fazer na região, é de janeiro de 2008. O vereador Valter Nagelstein (MDB) lembra que era Secretário do Urbanismo quando viu o projeto pela primeira vez. Afirma que ele mesmo deu a ideia de construir um edifício mais alto ali.