Matemáticos apontam as chances de vaga do Inter na Libertadores

O empate em 1 a 1 com o Santos colocou o Inter em uma situação ainda mais difícil para conseguir classificação para a Copa Libertadores. Com mais dois jogos por fazer, contra Atlético-GO e Bragantino, o time de Diego Aguirre ocupa o nono lugar do Brasileirão com 48 pontos somados.

O tropeço no Beira-Rio ainda deixa o Inter a um ponto da faixa de classificação à fase preliminar da Libertadores, mas alguns adversários diretos jogam durante a semana, como Ceará e América-MG. A distância para o sexto colocado, que hoje teria vaga direta, é de quatro pontos.

Segundo o portal Infobola, do professor Tristão Garcia, o Inter não tem mais possibilidade matemática de terminar no G-4. A chance de terminar o campeonato entre os seis primeiros caiu de 6% para apenas 2%.

O departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que as chances de confirmar vaga na Libertadores caíram de 28,6% para 17,8%.

Até o momento, Athletico-PR e Palmeiras confirmaram vaga direta à Libertadores pelas conquistas da Copa Sul-Americana e da Libertadores, respectivamente. A decisão da Copa do Brasil entre Atlético-MG e Athletico-PR abrirá mais uma vaga direta para o Brasileirão.

Probabilidades de vaga na Libertadores para o Inter:
– UFMG: 17,8%
– InfoBola: zero (G-4)
– InfoBola: 2% (G-6)