Mano Menezes é o novo treinador do Fluminense. O clube carioca anunciou a contratação do técnico gaúcho de 62 anos nesta segunda-feira (1º), um dia após sofrer a sexta derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro. O contrato vai até o final de 2024.
Mano tem a missão de evitar o primeiro rebaixamento do Fluminense na era dos pontos corridos. O time, que está na última posição do Brasileirão, vinha sendo comandado pelo auxiliar permanente Marcão desde a demissão de Fernando Diniz na última segunda-feira (24).
O novo técnico já realizará seu primeiro treino na terça-feira (2), no CT Carlos Castilho. Sua estreia oficial pelo Flu deve ocorrer contra o Internacional, clube que ele dirigiu entre 2022 e 2023, na próxima quinta-feira (4), às 20h, no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão.
O trabalho mais recente de Mano foi no Corinthians, entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024. Ele foi demitido após um início ruim no Campeonato Paulista deste ano, com quatro derrotas em cinco jogos. No total, Mano somou 6 vitórias, 5 empates e 8 derrotas em 19 jogos pelo Corinthians, com um aproveitamento de 40,3%.
A diretoria do Fluminense buscava um treinador capaz de mudar o estilo de jogo da equipe, com um bom histórico em campeonatos de pontos corridos. Outro nome cogitado foi o de Odair Hellmann, que comandou o Tricolor Carioca em 2020, mas ele deve continuar no futebol saudita.
Veja o anúncio da chegada de Mano Menezes ao Flu:
Mano Menezes é o novo técnico do Fluminense! Com contrato até o fim de 2024, o treinador inicia o trabalho nesta terça-feira.
Seja bem-vindo, Guerreiro!
Saiba mais >> https://t.co/ZLMGmbvaKv pic.twitter.com/efxqtZj6Hj
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) July 1, 2024
Passagem de Mano Menezes em 2022-2023 pelo Inter
Antes de sua passagem pelo Corinthians, Mano Menezes chegou a levar o Internacional ao vice-campeonato brasileiro em 2022. O técnico foi demitido após um primeiro semestre instável em 2023. Durante sua gestão no Colorado, ele comandou a equipe em 81 partidas, obtendo 39 vitórias, 29 empates e 13 derrotas, com um aproveitamento de 60,1%.
Curiosamente, a estreia de Mano no Internacional foi contra o mesmo adversário com o qual iniciará sua jornada no Fluminense. Em abril de 2022, o Colorado venceu o Tricolor no Rio por 1 a 0.