“Lewandowski”, da base do Inter pode sair por valor absurdo

Ricardo Mathias, do Inter, jogando pela Seleção Brasileira Sub-17 (Foto: Reprodução)

Até alguns anos atrás, Ricardo Mathias jogava futebol nas ruas de Nova Iguaçu, sua cidade natal. Atualmente, com 17 anos, ele se destaca nas categorias de base do Internacional e é visto como o futuro camisa 9 do time. Sua altura impressiona, assim como sua rápida ascensão no esporte.

O jovem foi descoberto jogando partidas informais nas ruas da Baixada Fluminense por Alessandro Pimentel. Impressionado com as qualidades do garoto alto e magro, o empresário decidiu levá-lo para um teste na Ferroviária, de Araraquara, em 2021. Após ser aprovado, ele disputou o Paulistão sub-15, chamando a atenção das categorias de base do Internacional.

Ele chegou sozinho a Porto Alegre em março do ano seguinte e precisou se adaptar ao clima frio e à saudade da família. Tudo isso em busca de um sonho que seus irmãos, Lucas e Vanderson, tentaram, mas acabaram desistindo de seguir no futebol.

O jovem foi inicialmente incorporado ao time sub-17, ainda aos 15 anos. Em 2023, começou a jogar também pela equipe sub-20. Ele participou da Copa São Paulo de Futebol Júnior e estará novamente no torneio em 2024. Ao longo de 35 jogos, dos quais foi titular em 25, marcou 22 gols.

“Ele está se adaptando à rotina do sub-20. Nós o levamos para a Copinha, mas ele ainda participava do sub-17. Como qualquer jogador em formação, precisa ser desenvolvido com cuidado. É um atleta muito promissor. Apesar de já estar atuando no sub-20, ele ainda está na fase de finalização da base. Não podemos apressar as etapas. É necessário fornecer conteúdo, desenvolvimento físico, aprimoramento técnico, além de suporte psicológico, para que ele chegue ao profissional pronto para dar retorno. O clube tem grandes expectativas em relação a ele”, afirma João Miguel, técnico do sub-20.

No mesmo ano, ele foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira de base, participando do Sul-Americano Sub-17. Jogou cinco partidas e marcou um gol na vitória por 3 a 0 contra o Chile, além de ter dado uma assistência.

Ricardo Mathias do Inter tem quase dois metros de altura

O porte físico do carioca é notável. Com 1,92m de altura, o atacante se destaca, mas, apesar de sua estatura, é considerado veloz. Ele se movimenta com facilidade e tem habilidade para superar os adversários em disputas de velocidade. Sua principal qualidade, no entanto, é o faro de gol.

“Trouxemos o Ricardo Mathias em janeiro de 2022. Ele é alto, ágil e possui muita técnica, essas são suas principais características. Durante esses quase dois anos conosco, mostrou uma grande afinidade com o gol. É um centroavante em potencial para o mercado europeu de alto nível e, em breve, será titular do Inter”, prevê Felipe de Oliveira, diretor da base.

Na BG Cup, disputada em Curitiba em dezembro, onde o time foi vice-campeão, Ricardo Mathias marcou três vezes. Ele comemorou seus gols com seu gesto característico, imitando binóculos, e terminou como o artilheiro da equipe comandada por João Miguel.

Ricardo Mathias, do Inter, jogando pela Seleção Brasileira Sub-17 (Foto: Reprodução)

Inspiração em Lewandowski

O gosto por marcar gols, sem ficar apenas esperando pela bola, vem de sua principal referência. A jovem promessa do Internacional admira o estilo de jogo de Robert Lewandowski. O craque do Barcelona, eleito melhor jogador do mundo em 2020 e 2021, é um centroavante conhecido por sua constante movimentação em campo.

“Sou um jogador rápido, gosto de atacar os espaços. Meu estilo de jogo se assemelha ao de Lewandowski, que sai da área para buscar a bola”, compara Ricardo Mathias.

Curiosamente, apesar de se inspirar no polonês, Ricardo não escolhe o time do ídolo no videogame. Nas partidas descontraídas com Gabriel Carvalho, seu companheiro no sub-20, ele prefere jogar com o Manchester City, enquanto seu amigo alterna entre Barcelona e Real Madrid, sempre com muita risada e diversão.

O sonho de jogar pelos grandes clubes europeus certamente passa por sua mente. No entanto, Ricardo Mathias mantém o foco no presente e no próximo passo de sua trajetória: se profissionalizar no Internacional, conquistar seu espaço e dividir o vestiário com jogadores que ele admira.

“Gosto do Alan (Patrick) e do Enner (Valencia). Se Deus quiser, terei a chance de jogar ao lado deles. Seria a realização de um sonho de infância. Eu abraçaria todo mundo”, imagina o jovem.

Em janeiro, Ricardo Mathias estará concentrado em ajudar o Colorado a conquistar o hexacampeonato da Copinha. Um bom desempenho pode chamar a atenção de Eduardo Coudet, aproximando o jovem atacante da tão esperada promoção ao elenco profissional.

Interesse do PSV Eindhoven 

Nesta semana, surgiu a informação que o PSV Eindhoven, atual campeão do Campeonato Holandês está de olho em Ricardo Mathias, promessa do Celeiro de Ases. De acordo com o Transfermarkt o centroavante tem uma multa rescisória muito baixa o que preocupa o Internacional. São apenas 300 mil euros (cerca de R$ 1,8 milhões pela cotação atual).