Internacional: Jogador sai pela porta dos fundos do Beira-Rio

Estádio do Internacional, o Beira-Rio (Foto: Reprodução)

O Internacional anunciou na última quarta-feira, dia 31 de julho a rescisão de contrato com Charles Aránguiz. O volante de 35 anos retorna ao seu país natal para jogar pela Universidad de Chile, clube no qual se destacou antes de sua primeira passagem pelo Gigante da Beira-Rio, em 2014 e 2015.

A saída de Aránguiz do Inter foi conduzida de maneira desfavorável, prejudicando a imagem de sua trajetória de mais de 100 jogos pelo clube.

A última partida de Aránguiz pelo Internacional foi no dia 30 de junho, em um empate de 1 a 1 contra o Criciúma, pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, o jogador chileno estava ausente, oficialmente devido a um edema ósseo nos tornozelos, conforme informado pela assessoria de imprensa do clube.

Entretanto, especulações indicavam que o volante desejava retornar ao Chile e à Universidad de Chile. Informações sugeriam que a família de Aránguiz já havia se mudado após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio.

Enquanto Aránguiz não treinava com o restante da equipe no CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, nem a direçao do Clube do Povo nem o jogador se manifestaram oficialmente sobre o assunto.

O jornal La Tercera, de Santiago, afirmou que Aránguiz já poderia estrear pela Universidad de Chile no próximo domingo (4), contra o Copiapó, pelo Campeonato Chileno. Isso levanta dúvidas sobre a versão do Internacional a respeito da lesão do jogador.

Internacional projetou Charles Aránguiz para o futebol europeu

Aránguiz vestindo a camisa do Internacional no Estádio Beira-Rio (Foto: Reprodução)

Para muitos torcedores do Inter, Aránguiz agiu de forma ingrata com o clube. É importante lembrar que seu bom desempenho no Colorado durante sua primeira passagem abriu caminho para sua ida ao futebol europeu.

Em 2015, Aránguiz recusou uma proposta do Leicester City, alegando que não era um time que disputaria títulos. Curiosamente, o Leicester conquistou o título histórico da Premier League na temporada 2015-2016.

Aránguiz foi vendido ao Bayer Leverkusen em 2015, onde permaneceu por oito temporadas. Ele retornou ao Internacional em abril de 2023, após uma visita do presidente Alessandro Barcellos à Alemanha e esforços para que o jogador chegasse antes da janela de transferências do meio do ano e se recuperasse de uma lesão na panturrilha em Porto Alegre.

A segunda passagem de Aránguiz pelo Gigante da Beira-Rio foi mediana. O volante foi titular na campanha semifinalista da Libertadores em 2023, mas seu desempenho, assim como o da equipe, caiu consideravelmente em 2024.