Published on

InícioNotícias do InterIntercontinental do Grêmio não se equivale a título Mundial do Inter, segundo...

Intercontinental do Grêmio não se equivale a título Mundial do Inter, segundo a FIFA

O Grêmio exalta sua conquista do Campeonato Intercontinental de 1983 e já buscou reconhecimento oficial como Título Mundial junto às principais entidades do futebol.

Os gremistas se autoproclamam como primeiro clube gaúcho a se sagrar Campeão do Mundo. Por outro lado, os torcedores do Internacional destacam que o torneio em questão não era sancionado pela FIFA e, portanto, não poderia ser considerado o Mundial de Clubes.

Nesse sentido, o Corinthians seria considerado o primeiro campeão do Mundial de Clubes, em 2000, por ter vencido o primeiro torneio organizado pela FIFA.

Posteriormente, Internacional e São Paulo repetiriam o feito. O Grêmio teve sua oportunidade em 2017, após conquistar a Copa Libertadores, mas foi derrotado pelo Real Madrid.

Essa situação foi ressaltada pelo então presidente da FIFA, Joseph Blatter, antes do confronto entre Internacional e Barcelona em 2006. Que ressaltou que o Corinthians é considerado primeiro time a ganhar o Mundial de Clubes, de fato.

Ele afirmou: “Nos registros da FIFA, o Corinthians é o primeiro Campeão Mundial. Tivemos alguns contratempos, o torneio ficou um tempo sem ser realizado, mas o Corinthians é considerado o primeiro Campeão Mundial”.

Mesmo que a FIFA tenha reconhecido os títulos intercontinentais posteriormente, eles não são considerados equivalentes ao Mundial de Clubes, sendo assim o título Intercontinental do Grêmio em 1983 não se equivale ao título Mundial do Internacional em 2006, contra o Barcelona de Ronaldinho e cia.

Clubes europeus e sul-americanos organizavam competições entre si e se autoproclamavam campeões mundiais, mas não havia o aval da entidade máxima do futebol mundial, a FIFA.

Isso levanta diversas questões que geram incertezas entre os debates sobre as conquistas. Por exemplo, o Palmeiras reivindica o título da Copa Rio de 1951, quando venceu a Juventus da Itália na final. No entanto, como considerar um campeão da América se a Libertadores só foi estabelecida na década seguinte…

Título intercontinental do Grêmio não se equivale a título Mundial do Inter 

Devido à controvérsia, pode-se argumentar que apenas as edições do Mundial realizadas a partir do ano de 2000, quando a FIFA assumiu o controle da competição, devem ser consideradas, de fato, título Mundial, já que englobou todos os campeões continentais, incluindo América Central e do Norte, África, Oceania e Ásia. Além disso, o campeão do país sede foi incluído no torneio.

Redação Mundo Colorado
Editor-chefe do Mundo Colorado. Formado em Jornalismo pela UFRGS. Um Colorado Apaixonado com mais de 10 anos de experiência em Portais de Notícias.

Últimas notícias do Inter:

Mais lidas da semana:

© Copyright 2019-2024 Portal Mundo Colorado. Todos os direitos reservados.

© Copyright 2019-2024 Portal Mundo Colorado. Todos os direitos reservados.

Latest articles

Sobre o atacante titular contra o Botafogo que pode estar de malas prontas para deixar Beira-Rio

O empresário de Lucas Alario, que foi titular do Inter ontem (20), contra o...

Campanha ‘Jogando Junto’ é citada e Renato Portaluppi fica irritado com resposta do Inter

Devido as enchentes que atingiram o RS nos meses de maio e junho, o...

Inter encaminha venda de Wanderson por quase o dobro do valor que pagou

O atacante Wanderson chegou ao Internacional com uma reputação de artilheiro. Filho de Wamberto,...

Onde assistir Botafogo x Inter pelo Campeonato Brasileiro?

Neste sábado (20), Botafogo e Internacional se enfrentam pela 18ª rodada do Brasileirão. Enquanto...

© Copyright 2019-2024 Portal Mundo Colorado. Todos os direitos reservados.