O reencontro entre Roger Machado e Alfredo Jaconi resultou em vitória para o atual técnico do Inter. Semelhante ao que ocorreu no Beira-Rio no mês passado, o Inter venceu o Juventude neste domingo (1º).
Borré e Gabriel Carvalho marcaram no primeiro tempo, enquanto Bernabei ampliou a vantagem na segunda etapa. Oyama fez o gol de honra para o Juventude, selando o resultado de 3 a 1 na partida da 25ª rodada do Brasileirão.
Com a vitória, o Inter alcançou 32 pontos, abrindo uma vantagem de quatro pontos sobre o Juventude. O Colorado agora está sete pontos acima da zona de rebaixamento e a nove do G-6, olhando cada vez mais para a disputa por uma vaga na Libertadores 2025.
O Inter só retornará aos gramados no dia 11 de setembro para enfrentar o Fortaleza em uma partida adiada da 19ª rodada. Como o jogo está marcado para um dia após o término das Eliminatórias, é provável que Roger Machado não tenha à disposição o goleiro Rochet e os atacantes Borré e Valencia, que foram convocados para suas seleções durante a data Fifa.
Sem Rogel e Mercado, ambos suspensos, Roger Machado enfrentou ainda a baixa de última hora de Fernando, que apresentou febre no sábado e permaneceu no banco em Caxias do Sul. Rômulo foi escolhido para preencher o meio-campo, com a defesa composta por Vitão e Igor Gomes. No ataque, Alan Patrick ficou novamente no banco, enquanto Gabriel Carvalho e Bruno Tabata foram mantidos.
Na entrada no estádio Jaconi, Roger Machado foi alvo de críticas da torcida do Juventude, que criou cédulas de papel com a imagem do treinador em protesto pela sua decisão de deixar o clube da Serra para treinar o Inter.
O início da partida foi intenso. Com apenas dois minutos, Thiago Maia cometeu uma falta dura em Jadson e recebeu o primeiro cartão amarelo, resultado da disputa acirrada por espaço em campo. Nenhuma das equipes conseguia sair de trás com tranquilidade.
O Juventude teve a primeira chance de gol aos 21 minutos. Após um escanteio a favor do Inter, o Juventude iniciou um contra-ataque que foi interrompido por uma excelente defesa de Rochet em um chute de Erick. No lance seguinte, o goleiro uruguaio teve que fazer duas defesas seguidas para manter o placar inalterado.
O Inter respondeu rapidamente com um chute de Rômulo, que pegou um rebote na frente da área e acertou a trave esquerda de Gabriel.
O lance de Rômulo sinalizou o que estava por vir. Aos 29 minutos, o Inter pressionou no ataque e Bruno Gomes roubou a bola. Tabata fez um cruzamento preciso para Borré, que subiu entre os zagueiros e abriu o placar.
A vantagem do Inter foi ampliada aos 33 minutos. Após uma bela jogada pelo lado esquerdo, Thiago Maia encontrou Gabriel Carvalho, que, com 17 anos, marcou seu primeiro gol como profissional, colocando o Inter em 2 a 0.
A situação do Juventude piorou ainda mais no último minuto do tempo regulamentar, quando Rodrigo Sam recebeu um cartão vermelho direto por uma entrada forte em Rômulo. Jair Ventura fez mudanças na zaga com a entrada de Yan Couto e também colocou Marcelinho em campo, substituindo Jean Carlos e Ronie Carrillo.
2º tempo – Juventude x Inter
No segundo tempo, Roger fez mudanças no Inter, substituindo o amarelado Thiago Maia por Bruno Henrique. O Colorado começou a pressionar imediatamente. Com apenas dois minutos, Borré tentou um chute de primeira a partir de um cruzamento de Bernabei, mas a bola foi defendida pelo goleiro Gabriel.
Wesley também teve uma boa chance para o Inter aos 7 minutos, quando seu chute acertou o pé da trave. A postura ofensiva do Colorado foi recompensada aos 13 minutos, quando Bernabei, em uma boa partida, recebeu a bola na área e finalizou cruzado, superando Gabriel e ampliando o placar.
Após o terceiro gol, Roger substituiu Borré e Bruno Tabata por Valencia e Alan Patrick, que antes eram jogadores principais, mas agora estavam em posição de reserva.
Na sua primeira jogada, Alan Patrick encontrou Gabriel Carvalho, que viu sua chance de marcar o segundo gol ser interrompida pelo goleiro Gabriel Vasconcellos. Roger ainda deu a oportunidade para o jovem Gustavo Prado, que entrou no lugar de Wesley aos 30 minutos.
O Inter continuou dominando o jogo e Valencia teve outra chance perdida. Nos acréscimos, o equatoriano teve um erro que resultou em um contra-ataque para Oyama, que marcou o gol de honra do Juventude e selou o resultado final de 3 a 1.
Apesar disso, a vitória garantiu a alegria do time. Em um estádio que bem conhece, Roger Machado conquistou sua primeira vitória fora de casa no comando do Inter, e o time começa a olhar para metas mais altas no Brasileirão.
Veja os gols e melhores momentos:
Juventude 1 x 3 Internacional – 25ª rodada do Brasileirão
Juventude: Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Danilo Boza, Rodrigo Sam, Alan Ruschel; Dudu Vieira (Luís Oyama, 28’/2ºT), Jadson; Lucas Barbosa (Edson Carioca, 40’/2ºT), Jean Carlos (Yan Souto, 48’/1ºT), Erick Rafias (Diego Gonçalvez, 28’/2ºT); Ronie Carrillo (Marcelinho, 48’/1ºT). Técnico: Jair Ventura.
Internacional: Rochet; Bruno Gomes (Nathan, 40’/2ºT), Igor Gomes, Vitão, Bernabei; Rômulo, Thiago Maia (Bruno Henrique, 19’/2ºT); Gabriel Carvalho, Bruno Tabata (Alan Patrick, 19’/2ºT), Wesley (Gabriel Carvalho, 30’/2ºT); Borré (Valencia, 19’/2ºT). Técnico: Roger Machado.
Gols: Borré (I), aos 29min; Gabriel Carvalho (I), aos 33min do 1º tempo; Bernabei (I), aos 13min; Luís Oyama (J), aos 47min do 2º tempo.
Cartões amarelos: Thiago Maia, Wesley (I); Lucas Barbosa (J).
Cartão vermelhos: Rodrigo Sam (J).
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (CE), assistido por Renan Aguiar da Costa (CE) e Marcia Lopes Caetano (RO). VAR: Daiane Muniz dos Santos (SP).
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS).