Inter toma decisão depois de aviso do Corinthians por Gustavo Mosquito

324
Gustavo Mosquito, atuando com a camisa do Corinthians (Foto: Reprodução)

Na última quarta-feira, a rescisão contratual de Gustavo Mosquito com o Corinthians foi registrada no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.

No entanto, a inclusão do rompimento no sistema não significa que o jogador esteja totalmente desvinculado do clube.

No início de julho, o jogador entrou na Justiça para solicitar a rescisão do contrato com o Corinthians, alegando falta de pagamento de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e pendências relacionadas a direitos de imagem e luvas.

Contudo, o Corinthians pagou imediatamente as dívidas com Mosquito. Assim, o juiz responsável pelo caso inicialmente rejeitou o pedido de liminar e não considerou necessário resolver a questão de forma urgente.

De acordo com informações da Gazeta Esportiva, o desembargador responsável pelo caso revisou parcialmente a decisão de primeira instância, mas apenas no que diz respeito ao vínculo desportivo, ou seja, ao contrato registrado no BID.

Por isso, a rescisão foi atualizada no sistema da CBF. No entanto, o contrato de trabalho esportivo permanece em vigor e não foi abordado na decisão. Assim, Gustavo Mosquito ainda não está totalmente desvinculado do Corinthians.

Rescisão de Mosquito com o Corinthians foi publicada no BID da CBF: (Foto: Reprodução/CBF)

A reportagem revelou que o clube enviou uma solicitação à CBF para esclarecer a situação. O objetivo é que a entidade informe outros clubes interessados em contratar Mosquito sobre o risco de serem envolvidos na ação judicial em andamento.

Ao recorrer ao sistema judiciário, o jogador solicitou a rescisão indireta do contrato, que ocorre quando o empregador é responsável pelo rompimento. No entanto, os juízes irão determinar se a situação configura rescisão indireta ou pedido de demissão, uma vez que o jogador abandonou os treinamentos no CT Dr. Joaquim Grava desde o início do processo e recebeu os valores atrasados.

Se os juízes decidirem que não houve rescisão indireta, Mosquito pode ser condenado a pagar uma multa significativa ao Corinthians, equivalente a duas mil vezes o seu salário.

Atualmente, outros clubes podem contratar o atacante, mas ao fazer isso, esses clubes podem assumir a responsabilidade solidária pela cláusula indenizatória. Isso significa que o novo clube poderia ser obrigado a pagar a multa ao Corinthians se o time do Parque São Jorge vencer a causa. O processo pode se arrastar por meses.

Inter decide não entrar em disputa por Gustavo Mosquito devido imbróglio do atleta com Corinthians

Apesar de estar de olho em atacantes com características similares as de Mosquito, o  Internacional não deve entrar na briga com outros clubes pelo atacante. O Colorado não quer deixar aberto a possibilidade de futuramente ter que pagar uma multa indenizatória ao Corinthians.

Por outro lado, o Santos está menos temeroso e apresentou uma oferta para contratar Gustavo Mosquito. O Peixe propôs um contrato de dois anos e meio ao atacante, com validade até o final de 2026.