No início do Campeonato Brasileiro de 2024, o rival do Colorado, o Grêmio enfrentou dificuldades, perdendo 18 pontos dos 24 disputados.
Sob o comando de Renato Portaluppi, a equipe atravessa um momento delicado, acumulando resultados negativos e precisando se reerguer no Gre-Nal para evitar se afundar de vez no Z-4 da competição.
Em oito jogos disputados no Brasileirão, o Grêmio obteve apenas duas vitórias, totalizando seis pontos dos 24 possíveis até o momento. Essas derrotas resultaram na perda de 18 pontos, gerando preocupação entre os gremistas, que temem mais um rebaixamento na sua história.
A situação se agrava com a proximidade da zona de rebaixamento, onde o Grêmio ocupa a vice-lanterna com apenas seis pontos, à frente apenas do Fluminense em número de vitórias, visto que o time carioca empatou três jogos até então.
Apesar de ter dois jogos a menos que a maioria dos concorrentes, a sequência de cinco derrotas consecutivas aumenta a pressão sobre o time de Renato Portaluppi.
Inter pode colocar Grêmio na lanterna se vencer clássico Gre-Nal
Para piorar a situação do time de Renato Portaluppi, o próximo jogo do Grêmio é nada mais nada menos que contra seu maior rival, o Internacional.
O clássico Gre-Nal de número 442 da história, pode colocar o Grêmio na lanterna da Série A. Para isso acontecer, o Colorado precisa vencer o Tricolor, uma grande chance para afundar o rival de uma vez no Brasileirão.
Vale ressaltar que, paro o Grêmio terminar na lanterna na próxima rodada, também é preciso que o Fluminense, atual último colocado da competição pontue no clássico carioca Fla-Flu.