Depois do Palmeiras, a projeção do Espião Estatístico assegurou mais uma equipe na Libertadores 2023. O Internacional conseguiu uma vitória fora de casa diante do Botafogo e tem 100% de possibilidades de terminar ao menos no G-6 do Campeonato Brasileiro. Com isso, a equipe colorada ficou apenas uma temporada fora da principal competição sul-americana, já que participou em 2021 e caiu nas oitavas diante do Olimpia, do Paraguai.
O Flamengo se aproximou bastante de também assegurar sua vaga na Libertadores através do Brasileirão subindo de 86,6% de chances de G-6 para 98%. O mesmo aconteceu com o Fluminense, que subiu de 78,2% para 93,4%. O Corinthians, que teve o jogo deste fim de semana contra o Goiás adiado, viu suas possibilidades diminuírem de 94,5% para 73,8%, mas uma vitória nesta partida pode mudar o cenário.
Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, analisamos todas as finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 3.736 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013 que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da expectativa de gol (xG), métrica consolidada internacionalmente. Os dados ajudam a calcular as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, fazendo 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.
Título
Não há motivos para paralisar a contagem regressiva do Palmeiras para o 11º título brasileiro mesmo com o empate decepcionante frente ao São Paulo. As chances de título foram de 98,35% para 97,17%. O Internacional diminuiu sua distância para oito pontos e foi de 1,57% de possibilidades de ser campeão para 2,71%, enquanto Flamengo e Fluminense mantiveram percentuais mínimos graças ao bom desempenho na 32ª rodada.