FIFA atualiza Campeões do Mundial e time do Brasil não é reconhecido

Inter venceu o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho em 2026 (Foto: Reprodução)

Nesta semana, a FIFA divulgou novas informações sobre o Mundial de Clubes, que terá um formato renovado a partir de 2025. Com isso, a entidade atualizou a lista de campeões do torneio, excluindo mais uma vez o Palmeiras do rol de clubes reconhecidos como vencedores, já que desconsidera competições anteriores a 1960.

O primeiro clube a ser reconhecido pela Fifa como campeão mundial é o Real Madrid, em 1960. Entre os brasileiros, os times que figuram na lista de campeões são Corinthians, Internacional e São Paulo. Santos, Flamengo e Grêmio, campeões da antiga Copa Intercontinental também foram lembrados.

O Palmeiras conquistou a Copa Rio em 1951, mas este título nunca foi oficialmente reconhecido pela Fifa como Mundial de Clubes. No entanto, a própria entidade causa certa confusão sobre o assunto. Por exemplo, no início deste ano, uma ata de uma reunião de 2014 foi divulgada, na qual, em tradução juramentada para o português, há menção ao reconhecimento do Palmeiras como campeão mundial.

O documento inclui o pedido da Confederação Brasileira de Futebol para que a Copa Rio de 1951 fosse reconhecida como título mundial. Nele, o Palmeiras é mencionado como “global champion” e “worldwide champion”, termos que indicariam o clube como campeão mundial. Além disso, durante uma entrevista com o atacante Rony na edição de 2022, a Fifa também referiu-se ao Palmeiras como campeão mundial.

Naquela edição da Copa Rio, participaram clubes como Juventus (Itália), Sporting (Portugal), Nice (França), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai) e Estrela Vermelha (Sérvia), todos campeões de suas ligas nacionais.