Abel Braga já assumiu o Inter após demissão de Coudet em outra ocasião

Abel Braga retornou ao Inter em 2020 após saída Coudet (Foto: Reprodução)

Abel Braga já substituiu assumiu o Inter após saída do técnico Eduardo Coudet em outra ocasião, lá em 2020. Este assunto voltou à tona recentemente, pois o treinador argentino está novamente deixando o clube gaúcho. Desta vez, a decisão pelo desligamento foi tomada pelo Colorado, conforme informou o presidente do clube, Alessandro Barcellos.

Os torcedores lembram bem que, em 2020, o Internacional estava em uma excelente fase, liderando o Campeonato Brasileiro e com boas campanhas na Copa do Brasil e na Copa Libertadores da América. Apesar disso, Coudet teve desentendimentos com a diretoria sobre reforços e planejamento, optando por deixar o clube naquele momento.

Naquela ocasião, Abel Braga foi chamado para resolver a situação. O treinador histórico, que levou o Inter ao título mundial em 2006 contra o Barcelona, assumiu o comando e lutou por títulos até o final da temporada. Embora o desfecho não tenha sido ideal, os torcedores guardam boas lembranças das passagens do ídolo.

Atualmente, Abel Braga está sem clube, o que pode fazer com que alguns torcedores especulem sobre seu retorno.

No entanto, ele já se aposentou como técnico e tem atuado apenas como dirigente, deixando claro que não pretende voltar a treinar equipes. Portanto, outro nome precisará ser escolhido para ocupar a vaga deixada por Eduardo Coudet neste meio de ano.

A demissão do técnico argentino, ocorrida na noite da última quarta-feira, foi motivada por uma derrota em casa para o Juventude, em jogo válido pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. Agora, o time precisa reverter a situação neste final de semana, vencendo em Caxias do Sul.

Abel Braga é o maior técnico da história do Inter?

Abel Braga teve sete passagens pelo Internacional, somando 340 jogos com 189 vitórias, 82 empates e 69 derrotas, alcançando um aproveitamento de 63,63%, conforme o “Portal do Colorado”. Na sua primeira passagem em 1988, ele se destacou ao vencer o Gre-Nal do Século pela semifinal do Brasileiro de 1988/89, mas foi eliminado na Libertadores pelo Olimpia, encerrando seu vínculo com o clube.

Nas duas passagens seguintes, em 1991 e 1995, Abel não teve sucesso e foi demitido após derrotas para o Grêmio. Ele só retornou ao Beira-Rio 11 anos depois. Nesse intervalo, comandou o Fluminense pela primeira vez em 2005, ano em que conquistou o Campeonato Carioca. De volta ao Internacional em 2006, Abel entrou para a história do clube.

A temporada de 2006 é considerada a mais importante na história do Inter. Abel conquistou a Libertadores e, meses depois, venceu o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, conquistando o Mundial de Clubes. Esses títulos eram inéditos para o Inter. Em 2007, ele também ganhou a Recopa Sul-Americana. No entanto, as eliminações nos torneios continental e estadual no ano seguinte marcaram o fim dessa passagem.

A demissão não durou muito. Em 2007, Abel voltou ao Internacional apenas quatro meses após sua saída. Nesta passagem, ele conquistou o Gauchão e deixou o clube no ano seguinte, indo para o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos. Retornando ao Brasil em 2011, assumiu novamente o Fluminense, onde ganhou um Brasileiro e outro Carioca. Em sua sexta passagem pelo Internacional, em 2014, conquistou mais um título estadual.

Em 2020, Abel Braga mais uma vez fez a diferença no Internacional. Após um primeiro turno do Brasileiro abaixo das expectativas, ele foi contratado para reorganizar a equipe. No segundo turno, o time teve bons resultados e disputou o título, terminando como vice-campeão, atrás do Flamengo.