O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou nesta sexta-feira (13) que o Internacional foi penalizado com uma multa de R$ 6 mil devido ao lançamento de sinalizadores por parte de seus torcedores próximos ao banco de reservas do Grêmio, durante o Gre-Nal em Curitiba.
Naquele confronto, válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Internacional venceu por 1 a 0. O incidente com os sinalizadores aconteceu logo após o gol, o que fez com que a partida fosse interrompida por cerca de dois minutos.
No julgamento realizado pela Segunda Comissão Disciplinar, o relator Luiz Gabriel Batista sugeriu que tanto o Grêmio quanto o Internacional, além do presidente em exercício, Delmiro Dantas Campos Neto, fossem penalizados. No entanto, os auditores decidiram pela absolvição do Grêmio e pela condenação do Inter.
O caso foi levado ao tribunal com base no relato feito pelo árbitro Ramon Abatti Abel na súmula da partida, onde foi mencionado o arremesso de sinalizadores em uma área próxima aos jogadores reservas do Grêmio, que estavam se aquecendo.
De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a punição poderia ter sido mais severa, incluindo a perda do mando de campo por até 10 partidas.