“Acabou o amor”: Renato Portaluppi discute com repórter e ‘ídolo’ é detonado no Grêmio

Renato Portaluppi é detonado pela torcida do Grêmio após eliminação na Libertadores (Foto: Reprodução)

Após 13 dias da eliminação na Copa do Brasil, o Grêmio, grande rival do Internacional, também deu adeus à Libertadores.

Na noite desta terça-feira (20), no Maracanã, o Fluminense derrotou o Tricolor Gaúcho por 2 a 1 no tempo regulamentar, levando a decisão para os pênaltis, onde o Tricolor das Laranjeiras triunfaram por 4 a 2.

O técnico Renato Portaluppi arriscou na formação do time que enfrentou o Fluminense no Maracanã. Ele optou por um esquema com três zagueiros e três atacantes, deixando Dodi e Villasanti como os únicos meio-campistas. A defesa foi composta por Gustavo Martins, Jemerson e Kannemann, com João Pedro e Reinaldo nas laterais. No ataque, Braithwaite teve a companhia de Pavon e Soteldo, enquanto Cristaldo iniciou a partida no banco de reservas.

O cenário mais desfavorável possível se concretizou para o Grêmio. Antes dos 30 minutos da primeira etapa, o Fluminense reverteu a vantagem gremista do jogo anterior, deixando o time de Renato sem reação. O primeiro gol veio aos 14 minutos, em cobrança de escanteio onde Ganso bloqueou Gustavo Martins, permitindo que Thiago Silva cabeceasse livre para abrir o placar.

Um erro de Kannemann deu início a um contra-ataque perigoso do Fluminense. Arias partiu desde o campo defensivo e chegou à área gremista, chutando cruzado. Marchesín ainda desviou, mas a bola acabou tocando no braço de Dodi. Após revisão no VAR, o pênalti foi confirmado, e Arias cobrou com categoria, ampliando para 2 a 0 aos 27 minutos.

Com esse placar, que dava a classificação ao Fluminense, o Grêmio passou o restante do primeiro tempo sem conseguir criar perigo ao adversário, com o goleiro Fábio terminando a primeira metade do jogo sem realizar nenhuma defesa importante.

Pressionado pela necessidade de ao menos um gol, o Grêmio voltou com duas substituições para o segundo tempo: Gustavo Nunes e Cristaldo entraram nos lugares de Kannemann e Pavon. Contudo, logo no início, o Fluminense quase marcou novamente, com Ganso acertando o travessão em um chute colocado.

A primeira chance clara de gol do Grêmio só surgiu aos 51 minutos. Após um cruzamento de Reinaldo, Gustavo Nunes desviou e Fábio fez uma defesa espetacular. Pouco depois, Braithwaite cruzou para a área, mas Gustavo Nunes perdeu uma chance clara perto do gol. Sem ver evolução, Renato substituiu Dodi por Monsalve.

Quando a pressão estava no auge, o talento de Monsalve fez a diferença. Aos 31 minutos, ele recebeu de Soteldo, invadiu a área pela direita e cruzou para Gustavo Nunes finalizar e diminuir a diferença, reacendendo as esperanças do Grêmio. Renato ainda colocou Arezo e Nathan Pescador, que entrou para bater um dos pênaltis. Os minutos finais foram intensos, mas a decisão foi para as penalidades.

Grêmio, de Renato Portaluppi, é eliminado da Libertadores nos pênaltis contra o Flu

Nos pênaltis, Fábio brilhou, defendendo as cobranças de Cristaldo e Nathan. Thiago Silva, John Kennedy, Lima e Arias converteram para o Fluminense, enquanto Reinaldo e Monsalve marcaram para o Grêmio.

Nas redes sociais a torcida do Grêmio detonou em massa o técnico Renato Portaluppi, e mais uma vez pediram a demissão do ídolo do clube.

“1,4 milhões por mês para ser eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores por 2 dos piores times do Brasil, e estar apenas na 15ª colocação no Brasileiro, é muito dinheiro para muito fracasso e muita desculpa, deu de Renato, o time definha nas mão dele”, postou indignado o perfil Grêmio Sincero, no X, antigo Twitter.

O jornalista Mauro Cézar, da ESPN, relatou que o técnico gremista discutiu com um repórter antes da partida e criticou e detonou o técnico gremista por mais uma eliminação na temporada.

“Renato Portaluppi poupa todo mundo, discute com repórter na coletiva por nada, e acaba sendo eliminado nos pênaltis pela segunda vez em menos de duas semanas.
Fluminense avança na Libertadores, Grêmio faz companhia ao Internacional jogando só o Brasileirão”, publicou o jornalista em seu perfil no X (antigo Twitter).