O Internacional quebrou uma sequência de 12 jogos sem vitórias na temporada em uma partida emocionante. Mesmo com dois pênaltis desperdiçados, o time gaúcho conseguiu uma virada por 2 a 1 contra o Juventude, nesta quarta-feira, no Beira-Rio, em Porto Alegre, em um jogo adiado da sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto havia sido remarcado devido à tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul no primeiro semestre.
A partida também foi marcada pelo reencontro do técnico Roger Machado com o Juventude. Após deixar o clube de Caxias do Sul com uma boa campanha, inclusive eliminando o próprio Internacional da Copa do Brasil, ele aceitou a oferta para comandar o time da capital. Em seus cinco primeiros jogos pelo Inter, Roger não havia conseguido vencer e foi eliminado da Copa Sul-Americana. Ironicamente, sua primeira vitória no comando do Internacional foi justamente contra seu ex-clube.
A última vitória do Inter havia sido em junho, no clássico GreNal, por 1 a 0. Desde então, a equipe acumulou cinco derrotas e sete empates, sendo eliminada da Copa do Brasil e da Sul-Americana. Agora, o time busca aproveitar os jogos remarcados para sair da complicada situação na tabela. Com os três pontos conquistados, o Internacional se afastou da zona de rebaixamento, chegando a 25 pontos e ocupando a 12ª posição, com quatro jogos a menos. Com a mesma pontuação, o Juventude está em 13º lugar, devido ao saldo de gols (4 contra -1), e também tem um jogo a menos.
O Internacional iniciou a partida pressionando o adversário e chegou a pedir pênalti em um lance com Wesley, que dividiu a bola com o goleiro Gabriel. Apesar da intensidade, o time da casa enfrentava dificuldades para criar chances de gol.
Aos 23 minutos, o Inter teve a chance de abrir o placar com um pênalti, mas Enner Valencia teve seu chute defendido pelo goleiro do Juventude. A equipe sentiu o golpe e, nos acréscimos do primeiro tempo, Nenê aproveitou um cruzamento de Gabriel Inocêncio para abrir o placar para o Juventude aos 48 minutos.
No segundo tempo, o Internacional voltou sem Enner Valencia, substituído por Alario, e rapidamente empatou a partida. Aos 11 minutos, Thiago Maia aproveitou um erro da defesa do Juventude, roubou a bola de Lucas Barbosa dentro da área e marcou o gol de empate.
O Juventude sentiu o impacto do gol e não conseguiu mais explorar os contra-ataques, sofrendo com a pressão do Internacional. Em uma dessas investidas, o time da casa conseguiu outro pênalti, após a bola tocar na mão de Alan Ruschel. Bruno Tabata, que fazia sua estreia, teve sua cobrança defendida, mas aproveitou o rebote para marcar o gol da virada e encerrar o jejum de 12 partidas sem vencer.
Veja os melhores momentos da partida pelo Brasileirão:
O Internacional volta a campo no domingo, às 16h, contra o Atlético-GO, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO). Mais tarde, às 18h30, o Juventude enfrenta o Athletico-PR na Ligga Arena, em Curitiba (PR), ambos pela 23ª rodada.
Ficha Técnica – Internacional 2 x 1 Juventude
Internacional: Rochet; Bruno Gomes, Rogel, Mercado e Bernabéi; Rômulo, Thiago Maia (Fernando), Gabriel Carvalho, Wesley (Gustavo Prado) (Ricardo Mathias) e Bruno Tabata; Enner Valencia (Alario). Técnico: Roger Machado.
Juventude: Gabriel; Ewerthon (Gabriel Inocêncio), Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Luís Oyama, Jadson e Nenê (Mandaca); Lucas Barbosa (Diego Gonçalves), Erick e Carrillo (Marcelinho). Técnico: Jair Ventura.
Gols: Nenê, aos 48 minutos do primeiro tempo; Thiago Maia, aos 11 minutos e Bruno Tabata, aos 35 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Bruno Gomes e Ricardo Mathias (Internacional); Lucas Barbosa, Jadson, Zé Marcos (Juventude).